Os fundamentos metodológicos do nosso processo de orientação de carreira são a estratégia clínica e a transdisciplinaridade.

A estratégia clínica possibilita um trabalho de investigação e compreensão das dimensões psicodinâmicas, existenciais e psicossociais da escolha profissional bem como a criação autônoma de resoluções para as problemáticas vocacionais e identitárias apresentadas pelo sujeito.

A transdisciplinaridade consiste na busca de uma interlocução entre diferentes campos de saber sem atribuir a predominância de um sobre outro. É poder olhar para uma questão sem fazer referência a um princípio unificador para os conhecimentos em plena aceitação da multiplicidade e incertezas da realidade e da própria ciência.

O olhar transdisciplinar é fundamental para a questão vocacional, pois assegura sua complexidade e leva em conta os cenários amplos sem reduzir a escolha apenas à dimensão individual ou psicológica. Este olhar nos convida a pensar a temática vocacional em diálogo real com áreas importantes do conhecimento e da produção humana como Economia, Antropologia, Sociologia, Artes, Religião, entre outros.

Outro aspecto importante da metodologia é a compreensão do modo que o orientando faz escolhas intertemporais (como dimensiona e valoriza o passado, presente e futuro) e como esse modo de escolher pode incidir na dimensão individual, social e laboral.

O esquema ao lado ilustra essa dinâmica:

Nossa metodologia segue alguns princípios fundamentais, porém é reinventada e customizada em parceria com cada novo cliente de acordo com a sua demanda.

Trata-se de metodologia própria desenvolvida através de pesquisa clínica e acadêmica que leva em conta alguns aspectos fundamentais da contemporaneidade: a relação do ser humano com o tempo/temporalidade, os impactos das novas tecnologias no mundo do trabalho, as questões econômicas e os novos modos de subjetivação na sociedade pós-industrial.

Os modos de construção de relacionamentos e de aprendizado, o caos vocacional e as mudanças nas estruturações das carreiras também são centrais na metodologia e nas técnicas utilizadas.

 

Trata-se de metodologia própria desenvolvida através de pesquisa clínica e acadêmica que leva em conta alguns aspectos fundamentais da contemporaneidade: a relação do ser humano com o tempo/temporalidade, os impactos das novas tecnologias no mundo do trabalho, as questões econômicas e os novos modos de subjetivação na sociedade pós-industrial.

Os modos de construção de relacionamentos e de aprendizado, o caos vocacional e as mudanças nas estruturações das carreiras também são centrais na metodologia e nas técnicas utilizadas.

 

 

Daniela Provedel
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