A orientação de carreira é uma intervenção psicológica com enfoque clínico e transdisciplinar que busca preparar pessoas para processos mudanças e tomadas de decisões na carreira de modo autônomo e consciente.

Trata-se um trabalho de construção ou resgate do projeto de vida e clarificação daidentidade profissional do orientando. 
O processo visa à consolidação da identidade profissional, vocacional e pessoal em busca da realização pessoal e profissional. 
Orientação profissional é um processo de pesquisa realizado em parceria entre orientador e orientando sobre algumas importantes variáveis envolvidas no processo de escolha profissional: 

1. VARIÁVEIS PESSOAIS, PSICODINÂMICAS E IDENTITÁRIAS do orientando:história de vida, estrutura de personalidade, contexto e mitos familiares, interesses, habilidades e competências, estilo de vida, valores e expectativas para o futuro à autoconhecimento à percepção e consolidação e da identidade profissional e vocacional. 

2. DIMENSÃO SOCIAL E INFORMAÇÕES SOBRE O MUNDO DO TRABALHO: evolução do conceito de trabalho e das profissões, aspectos sócio-políticos, culturais, econômicos e históricos do mundo do trabalho, mercado de trabalho, mudanças nas concepções estruturações das carreiras, o trabalho na era pós-industrial, etc.. 

3. CRITÉRIOS E MODOS DE ESCOLHA: Conhecimento e explicitação dos critérios para escolha profissional e elucidação e conscientização sobre o modo de escolha que o orientando vem realizando escolhas em sua carreira. Percepção sobre o que é realizar escolhas e compreensão de suas escolhas intertemporais → aprender a escolher.



Daniela Provedel
Copyright© 2011 Daniela Provedel. Todos os direitos Reservados