A Orientação Profissional pode ser individual ou em grupo.
São realizados encontros no consultório com duração de uma ou duas horas.
A freqüência pode ser semanal, quinzenal ou no modo intensivo.
O processo todo utiliza em média de dez a quinze horas de trabalho no consultório e pelo menos dez horas de dedicação do orientando fora das sessões.

As sessões são semi-estruturadas e as atividades costumam ser mais projetivas e não-diretivas e são selecionadas de acordo com o perfil do orientando e com a fase do processo. Além das conversas com a orientadora podem ser utilizados testes (os testes não são o foco do trabalho), arte, música, vídeos, atividades escritas, utilização de mídias variadas, internet, etc...

Em todas as sessões o orientando recebe um guia de trabalho para ter registro de todo o processo.
Os registros são importantes para incentivar a atividade metacognitiva. (percepção e consciência de como ocorrem os aprendizados)

Além da intervenção clínica, existe um trabalho focado em informação profissional que promove um diálogo com a realidade profissional de modo bastante concreto. Realizamos também um direcionamento para busca de informação na internet: links, textos, material de apoio.

Na fase informativa ocorre a mediação e indicação de ampla rede de contatos de profissionais para serem entrevistados e locais de trabalho que podem ser visitados(empresas, universidades, museus, etc...). Duas vezes por ano a orientadora organiza visitas em grupo a universidades ou locais de trabalho.

Durante a fase de informação ocupacional também são trabalhados com o jovem aspectos realistas e práticos sobre seu futuro desempenho adulto: quais são as ações concretas e condições para realmente implementar seu projeto de vida? (aspectos financeiros, legais, sociais, culturais, tempo necessário, etc...) O que é necessário para ser um cidadão inserido em determinado nicho social e ocupacional em nosso país (ou em outro) atualmente?  

Acompanhamento pós-processo:
após o término do processo a orientadora fica disponível para receber o orientando caso necessário. É comum ocorrerem conversas após o processo para acompanhamento ou apenas para tomar um café e saber as novidades!

Fases do processo:

Daniela Provedel
Copyright© 2011 Daniela Provedel. Todos os direitos Reservados